terça-feira, 29 de março de 2022

O "jeito" Nintendo de fazer negócio

 Estive pensando sobre a Nintendo...

    Uma empresa de games que está fora da estratégia tradicional. Sony e Microsoft investem em jogos triple AAA, altos orçamentos e hardwares poderosos, mas a Nintendo investe em suas marcas e em jogadores casuais e jogos first party (ela mesmo produz os jogos). Mario, Zelda entre outros jogos fazem muito sucesso entre seu público.

    Eu não tenho um Nintendo, quando criança jogava em um Mega Drive da Sega, minha mãe que me deu, mas eu já tive contato com jogos antigos da Nintendo. Fiquei muito intrigado com essa estratégia de não competir com os outros players do mercado. Em valor de mercado atualmente a Microsoft é a maior de todas, depois vem a Sony e Nintendo. Talvez sabendo que não teria como competir com essas gigantes a Nintendo se concentrou em si mesmo e não no que seus concorrentes estavam fazendo. Algo parecido com que ouvi dizer ser a estratégia do Oceano Azul.

    Ela tem tido muito sucesso com essa estratégia! O que pra mim é algo inesperado, pois sempre pensamos que temos de ser os melhores e dominantes do mercado - Seja qual ele for - o Nintendo Switch vendeu 103,54 milhões de unidades até o dia 31 de dezembro de 2021, mais que o Xbox e quase alcançando o Playstation 4 sendo que o Switch foi lançado quase 4 anos depois desses consoles.

    Achei isso fascinante, apesar da Nintendo ter práticas jurídicas um pouco repudiáveis. A estratégia deles me encanta, não competiram com os outros, mas se concentraram nas próprias forças e estão tendo um enorme sucesso. Quero tirar uma lição com isso, ela não se compara as outras, ela compete consigo e ao contrário das expectativas tem sucesso. Acreditar na própria estratégia.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anna Kariênina

Olá Blog, tudo bem? Nesse post quero digitar sobre a minha melhor leitura de 2025 e possivelmente um dos melhores romance que já li na vida....