terça-feira, 29 de março de 2022

O "jeito" Nintendo de fazer negócio

 Estive pensando sobre a Nintendo...

    Uma empresa de games que está fora da estratégia tradicional. Sony e Microsoft investem em jogos triple AAA, altos orçamentos e hardwares poderosos, mas a Nintendo investe em suas marcas e em jogadores casuais e jogos first party (ela mesmo produz os jogos). Mario, Zelda entre outros jogos fazem muito sucesso entre seu público.

    Eu não tenho um Nintendo, quando criança jogava em um Mega Drive da Sega, minha mãe que me deu, mas eu já tive contato com jogos antigos da Nintendo. Fiquei muito intrigado com essa estratégia de não competir com os outros players do mercado. Em valor de mercado atualmente a Microsoft é a maior de todas, depois vem a Sony e Nintendo. Talvez sabendo que não teria como competir com essas gigantes a Nintendo se concentrou em si mesmo e não no que seus concorrentes estavam fazendo. Algo parecido com que ouvi dizer ser a estratégia do Oceano Azul.

    Ela tem tido muito sucesso com essa estratégia! O que pra mim é algo inesperado, pois sempre pensamos que temos de ser os melhores e dominantes do mercado - Seja qual ele for - o Nintendo Switch vendeu 103,54 milhões de unidades até o dia 31 de dezembro de 2021, mais que o Xbox e quase alcançando o Playstation 4 sendo que o Switch foi lançado quase 4 anos depois desses consoles.

    Achei isso fascinante, apesar da Nintendo ter práticas jurídicas um pouco repudiáveis. A estratégia deles me encanta, não competiram com os outros, mas se concentraram nas próprias forças e estão tendo um enorme sucesso. Quero tirar uma lição com isso, ela não se compara as outras, ela compete consigo e ao contrário das expectativas tem sucesso. Acreditar na própria estratégia.




sábado, 12 de março de 2022

Estratégia com Consoles de Videogames Parte II

    Olá blog, Tudo bem.

    Continuando a descrição da minha Estratégias com Consoles de Videogames. Eu há pouco menos de 1 ano adquiri o PS4 para jogar os exclusivos da Sony e alugar alguns multiplataformas que eu tinha afeição quando joguei no Xbox. Eu (no link afixado acima) publiquei uma estratégia que tinha me empolgado há algum tempo atrás em relação a videogames, devido aos altos gastos que tive com jogos no Xbox One por não me controlar e sair comprando diversos jogos.

    Devo ressaltar mais alguns pontos que notei com essa estratégia, a biblioteca do PS4 continua sendo recheada com mais alguns jogos (Horizon Forbidden West, God of war Ragnarok e Elden Ring) que me interessam, mas a mesma está quase completa e fechada. Essa estratégia está me agradando deveras. Estou pegando os jogos mais baratos do que no lançamento deles, e com qualidade superior também - muitos jogos são lançados com bugs - e já tenho ideia de quais jogos tenho interesse de jogar, posso ver gameplays, reviews e com isso verificar se vale a pena adquirir o console no valor sugerido. Devido o console ter uma biblioteca de jogos já formada posso ver com tranquilidade - sem o hype - os jogos que realmente quero desfrutar.

    Posso pegar um console usado não tendo a pressa em adquirir algo novo num valor bem mais alto, consoles usados tem valor mais baixo e jogos usados acompanham essa lógica. Gerando uma economia que o meu bolso agradece e mantendo algo prazeroso pra mim, com racionalidade.

    Vi também que o PS4 pode rodar numa qualidade superior quando vi ele funcionando na TV do meu Pai e da minha Mãe, ela roda os jogos a resolução Full HD 1080p. Enquanto a nossa roda em resolução HD 720p. A nossa Televisão está muito boa e não vou gastar mais para jogar videogames. Sei que a qualidade faz diferença, vi isso ao vivo, mas trocar pra mim não vale por esse motivo, prefiro gastar com outra coisa.

    Hoje joguei PES 2021 e RDR2 no PS4 e que jogos lindos. Aluguei o RDR 2 e comprei o PES por R$45,00 - O mesmo foi lançado a R$179,90 - Quando estabilizar minha vida financeira pretendo adquirir o RDR 2 em definitivo além dos exclusivos da Playstation pro console. Prentendo aguardar o fim da geração do Xbox Series S para adquirí-lo. Repetindo essa estratégia que tem tido sucesso comigo.

            Então é isso foco no longo prazo e até mais.



    

Anna Kariênina

Olá Blog, tudo bem? Nesse post quero digitar sobre a minha melhor leitura de 2025 e possivelmente um dos melhores romance que já li na vida....