quinta-feira, 23 de janeiro de 2025

Nação Dopamina - Dra. Anna Lembke

Finalizei o livro Nação Dopamina, que fala sobre nosso vício moderno em dopamina e na suas possíveis causas e efeitos no cérebro e corpo humano. Esse não era um livro que eu tinha programado no meu clube para ler, no entanto eu também estou atrasado nas minhas leituras - Se é que existe isso - então consegui encaixar esse no meio.
Foi uma leitura muito proveitosa, aprendi com casos reais que a autora traz no seu livro. Exemplos de pessoas que se viciam em drogas, entretenimento, maconha, entre outras coisas.
As partes em que ela exemplifica a balança no nosso cérebro para mim, foi sensacional. Nosso cérebro busca o equilibrio sempre, então se enchemos de dopamina, através de atividades que estimulam prazer ( redes sociais, compras, videogames, sexo, entre outros) ele faz o contrapespo da balança para o sofrimento. E como o estimulamos, ele puxa mais forte para o outro lado. Isso vale para dor também, um exemplo seria depois de uma atividade física.
A autora elabora sobre a neuroplasticidade (tolerância) do nosso cérebro. Como a cada vez que ele experimenta uma experiência que dá prazer, nós sempre buscamos repetir aquela sensação de prazer que sentimos da primeira vez. Isso leva a cada vez mais tolerância, ou seja, precisamos aumentar a dose para sentir a mesma sensação. Isso pode levar a mais horas no videogame (meu caso), elevar a periculosidade de atividades esportivas, mais horas rolando no feed do instagram, You Tube, Facebook, Twitter, entre outros.
Ela mostra ferramentas de como seus pacientes lidaram com isso e principalmente o conselho que mais me surpreendeu, as vezes você precisa encarar a dor e o mundo em que vive.
A escritora não se isenta de mostrar seus vicios, conforme demostra que se viciou em crepúsculo a série de livros, além do que ela chama de romances baratos que a estimulavam. Há de se tomar cuidado pois muitas atividades que não julgamos viciantes, podem sim viciar, é importante não apenas considerar, drogas, redes sociais, videogames entre outros como vicios, mas tudo aquilo se prática desmedidamente e prejudica suas relações e objetivos.
Claro que o que escrevo aqui é um mega resumo de um livro sensacional, recomendo a leitura para crescimento do conhecimento sobre si mesmo.


👍👍👍👍👍


quarta-feira, 15 de janeiro de 2025

Drácula de Bram Stoker

Olá Léo do futuro, Tempos atrás estava pensado em assinar um clube de assinatura de livros, mas os valores atuais  me desanimaram muito. Gastaria mais R$80 mensais para manter essa assinatura. Então decidi abrir o clube do livro do Léo.

Já li outros dois livros antes dessa postagem, sendo eles: A biblioteca da meia-noite e as vantagens de ser invisível. Talvez eu poste as resenhas que fiz no tablet aqui no Blog. No entanto, falando de drácula, vou postar um áudio meu falando a respeito. Já adianto que gostei muito do livro, quero até dar uma olhada no filme do Coppolla homônimo do livro.

Segue o áudio da minha opinião de Drácula de Bram Stoker ( Minha nota é:👍👍👍👍👍




quarta-feira, 8 de janeiro de 2025

Preços Jan/2025

   Estou fazendo este post para registrar preços de produtos no mercado Atacadão na avenida Costa e Silva, perto da UFMS. Quero comparar com o futuro Leonardo. Dá uma olhada nessa lista, ainda não sei se faço mensalmente ou apenas anual em Janeiro de todo ano.

Pasta de Dente

Arroz mais barato na época

Feijão + barato

Biz Xtra Oreo


Café está especialmente caro

Aniversário do Pai

 Ontem foi aniversário do meu pai (07/01) ele fez 56 anos e está doidinho pra aposentar 😂. Logo de manhã enviei um feliz aniversário para ele via áudio por whatssapp. Ele ficou feliz e disse que estava fazendo 56 anos e que assim como eu disse também me amava. 

No dia anterior eu e a fofinha compramos um perfume no boticário do comper tijuca para dar de presente. Fazia um bom tempo que não dava nada a ele, por isso peguei minha caixinha de poupança do Super Mario Wonder e mais uns quebrados para pagar por esse presente - Ano que vem espero estar mais preparado pois abri caixinha de poupança para dar presentes todo ano conforme disse nessa POSTAGEM.

Fiquei muito satisfeito em dar algo para meu pai, me dou várias coisas de presente, falta pensar mais em quem mais amo. Por isso as caixinhas. Combinei com mamãe - que veio ontem a tarde no hospital para tomar injeção devido a sua condição alérgica na pele - que ia lá de tarde por volta das 17h30 para entregar o presente. Choveu nesse horário, por isso fui às 18h. Quando cheguei lá, o vi sentado no sofá assistindo o jornal na TV, entreguei o presente e ele meu deu dois abraços, um pela visita e outro pelo presente. Depois conversamos sobre aposentadoria que ele vai tentar com a advogada de um conhecido do trabalho, pois ele vai ter em 2026, 86 pontos necessários para esse feito. Vai ganhar um pulo extra pois há 25 anos ganha adicional de insalubridade. Tomara que dê certo. Papai está cansado da rotina da Santa Casa e precisa mudar vejo que essa é a esperança dele.

Depois fui embora, devido ao dia ser de semana é corrido para todos, temos de nos recuperar para trabalhar no dia seguinte. Foi muito boa essa experiência.

Audio Pai 56 anos

Anna Kariênina

Olá Blog, tudo bem? Nesse post quero digitar sobre a minha melhor leitura de 2025 e possivelmente um dos melhores romance que já li na vida....